paella de legumes

paella de legumes Na nossa última viagem me deliciei com uma paella feita só com legumes e só sosseguei quando corri para a cozinha para testar! Essa receita não tem a pretensão de ser super fiel a verdadeira paella espanhola, mas pesquisei algumas técnicas até chegar nessa versão simples e deliciosa!
Pra começar, nada de açafrão de verdade! Confesso que eu tô me segurando para usar pela primeira vez, principalmente por suspeitar que vai ser um caminho sem volta, rs… Por enquanto, uso o açafrão made in Brasil mesmo, ou como vejo em alguns lugares: cúrcuma.

Nessa versão, escolhi só adicionar legumes e vou te contar, ficou MARAVILHOSO! Servi esse prato para 2 pessoas carnívoras que se deliciaram e ainda repetiram! Tenho tentado aguçar a minha criatividade culinária em busca de sabores incríveis sem precisar usar a proteína animal. Nada de radicalismos, só uma nova forma de encarar a cozinha e quebrar alguns paradigmas. Na verdade, aqui em casa sempre tiramos 1 dia na semana para ser o dia “sem carne” e tem sido uma delícia!
E claro, essa receita é uma base! Fique a vontade para mudar os legumes a seu gosto.

Bora pra receita que é daquelas que precisam de 1 panela só
Comece refogando 1 cebola média e 3 dentes de alho em 2 colheres de sopa de azeite até a cebola ficar bem macia. Adicione então 1 xíc. de vagem macarrão, 1/4 de xíc. de pimentão vermelho, 1 xíc. de aspargo fresco (separe as pontinhas para colocar no final) e 1 xícara de cenoura. Eu gosto de deixar esse legumes menorzinhos para eles cozinharem bem ;-) Misture bem em fogo médio para dar uma refogada!
Observação no meio do posto :-P : Para essa receita uso 1,5l de caldo de legumes, que faço em casa! Geralmente uso essa base, mas algumas vezes incluo folhas de cenoura e até mesmo cebola. Deixo meu caldo congelado e vou descongelando conforme a necessidade!
Adicione então, metade do caldo de legumes, o 1 e 1/2 colher de sopa de açafrão e quando começar a ferver, diminua o fogo e adicione 1 xícara de arroz arbóreo,  pimenta e sal a gosto.
Mexendo sempre, vá adicionando, aos poucos, mais caldo até que o arroz esteja completamente cozido. Para finalizar junte 1 xícara de brócolis e as pontinhas do aspargo cozidos.
Na hora de servir, uma porção generosa de azeite bom e se delicie!
ps: na falta do arroz arbóreo, pode usar o parbolizado, que aguenta mais “caldo” sem ficar papado ;-)
ps2: o ideal é fazer essa receita em uma panela própria de paella ou numa frigideira um pouco mais funda, como essa da Oxford Porcelanas.


Veja o artigo original no site " Na Minha Panela"
Reações:

Postar um comentário

[facebook]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget