Desfile da coleção Cruise 2017-18 da Chanel foi inspirado na Grécia

colecao-cruzeiro-chanel-1
Na última quarta-feira, a Cidade Luz recebeu o desfile da coleção “Cruise” (Cruzeiro) da Chanel, cujo tema já estava presente nos convites cinza e branco enviados por Karl Lagerfeld. Na capa, uma estátua greco-romana de Vênus, imagem que vem do apartamento de Gabrielle Chanel da rue Cambon.
Beldades modernas desfilaram ao longo da passarela para uma apresentação íntima da coleção cruzeiro 2017-18 da Chanel, intitulada “A modernidade da antiguidade”. Dentro da Galeria Curva do Grand Palais, a cena era um pouco inspirada no Templo de Poseidon do cabo Sunião, com imensas colunas caneladas, oliveiras, cenário de ilhas ao entardecer e até mesmo estruturas de sítios arqueológicos.
colecao-cruzeiro-chanel-3
Um cenário diante do qual desfilavam semideusas de longas pernas, vestidas com minissaias de tweed ou de lã com pontos de crochê crus; tudo nos tons pastéis da Grécia – com ânforas, pergaminhos, areia e rochas queimadas pelo sol. Portando ainda vestidos de festa fluidos com motivos geométricos dos vãos da Beócia; ou ainda peitorais dourados decorados de cristais que não deixavam de lembrar as ménades, as acompanhantes de Dionísio – o deus da vinha e do vinho. Todas heroínas homéricas portanto.
“Expresso por meio da moda uma fascinação que tenho desde a infância. O primeiro livro que li foi aquele de Homero”
… explicou Karl Lagerfeld nos comentários do programa.
colecao-cruzeiro-chanel-4
Em 1922, Jean Cocteau havia confiado a Coco Chanel a criação dos modelos da sua adaptação da tragédia grega Antígona, cujas decorações eram de Pablo Picasso. Isso dito, a Grécia Antiga de Coco era bem mais coberta do que aquela de Lagerfeld – na qual inúmeras modelos desfilaram com o braço nu, somente cobertos com fitas douradas lembrando serpentes, e com a cabela ornada com folhas de acanto ou fitas de seda. Modelos portando, por outro lado, calçados com emblemáticos saltos em forma de coluna ou sandálias gregas antigas, mas também uma série de pulseiras douradas ou na cor azul mar do Egeu – com tantos acessórios para uma Afordite moderna.
“Notavelmente bonito”, segundo Ellie Bamber, sentada na primeira fila. A atriz britânica, que trabalhou em especial na produção Animais Noturnos, de Tom Ford, voará em breve para Tóquio com a Chanel para a coleção Métiers d’Art.
colecao-cruzeiro-chanel-2
Já em 2014, Karl Lagerfeld teve a oportunidade de mostrar sua inspiração grega, com a exposição Modern Myhthologie, que foi realizada no Museu de arte Kuntshalle em Hamburgo, onde sua fotografia havia sido mostrada ao lado de obras do pintor romântico alemão Anselm Feuerbach. O criador havia então apresentado uma série de fotos em preto e branco de formato grande, mostrando míticos amantes gregos sobre uma impressão prata e dourada.
Botticelli tornou-se particularmente famoso por ter pintado uma Vênus nua e ruiva, com longos cabelos crespos e em pé sobre uma concha gigante. Jacques-Louis David a pintou desarmando Marte, o deus da guerra, com sua beleza pura. O artista Karl Lagerfeld considera, por sua vez, a Vênus como uma personagem ativa e independente – uma expressão pura da beleza feminina. “O critério da beleza na Grécia antiga, depois clássica, sempre se mantém. Nunca houve mais bela representação da mulher… Trata-se verdadeiramente da juventude do mundo em todo o seu poder e sua imprevisibilidade – assim como os deuses implacáveis”, segundo este filósofo-criador.
colecao-cruzeiro-chanel-5
Em Paris, no Grand Palais, Marte seguia Vênus. Mesmo que neste caso, este pequeno Marte fosse a criança modelo Hudson Kroenig, o “sobrinho” de Karl Lagerfeld, junto com o qual o criador alemão fez reverência diante de um público de 380 pessoas, com um grande sorriso nos lábios, antes de sumir nos bastidores.
“Feliz é aquele que as musas acalentam”, escreveu o poeta grego Hesíodo e poucos criadores são tão acalentados pelas musas como Karl Lagerfeld.

Veja o artigo original aqui
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

[facebook] [blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget