bolo amanteigado

bolo amanteigado Essa receita de bolo amanteigado já ganhou meu coração. Fofinho, mas denso é super versátil e pode ganhar vários toques de sabor, tanto na massa como na cobertura.  E te garanto, você não vai ter muito trabalho.
Na verdade, essa receita surgiu de uma inspiração da professora de um curso que fiz, que me contou (e eu não sabia messsmmo disso), que bolos que possuem a mesma proporção de manteiga, farinha e açúcar crescem por igual e são ótimos para quem quer confeitar… o que não é o meu caso, rs…
Na verdade, eu curto mais esses bolos mais simples, sem ser muito melecado… até pode ter uma calda aqui, outra ali, mas quanto mais simples melhor…

Essa massa pode servir de base para algumas adaptações: que tal um toque mais cítrico? raspinhas de limão, laranja ou tangerina vão deixar ele ainda mais gostoso. Que tal usar como base e ousar na cobertura e recheio?
A receita que fiz é super básica, clássica, com gostinho de bolo de bolo e não muito doce… perfeito para acompanhar aquele café quentinho numa tarde preguiçosa e chuvosa

Eu usei a batedeira porque queria deixar ele bem fofinho, mas dá pra fazer na mão também viu? Só precisa exercitar um pouquinho o braço logo na primeira parte!
Então, comece misturando 200g de manteiga sem sal com 200g de açúcar e bata beemmm até formar um creme claro, fofo e uniforme. Adicione então, 4 ovos ligeiramente batidos, 4 colheres de sopa de leite, 1 colher de chá de extrato de baunilha e misture até ficar bem uniforme. Por último, adicione 200g de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento em pó e misture só o suficiente para incorporar (geralmente essa parte faço fora da batedeira).
Por aqui escolhi usar uma forma de bolo inglês, que untei com manteiga e enfarinhei. Aí foi só levar ao forno em temperatura média, e pré aquecido, por aproximadamente 45 min (mas como esse tempo pode mudar de forno pra forno, o teste do palitinho ainda é infalível).
Resista e espere esfriar um pouquinho antes de comer… assim, você terá a textura mais correta (densa mais bem fofinha).
Ahh e claro, quem quiser, ainda pode fazer uma caldinha de açúcar aromatizada e regar o bolo para deixar ele ainda mais gostosinho. Aqui nesse post a gente ensina a fazer a de limão siciliano, vem ver!


Veja o artigo original no site " Na Minha Panela"
Reações:

Postar um comentário

[facebook] [blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget