Dentro das tatuagens mais populares, as tatuagens tribais tem lugar de honra no alto do podio, poucas vezes compartido. Mas como o próprio nome desta tatuagem indica, é um estilo de tatuagem bastante antigo, das diferentes tribos do mundo. Pelo qual, o correto é dizer que nos tempos de hoje as tatuagens tribais têm se “renovado”, como novos códigos que foram adaptados à nova estética.
As tatuagens trbais, na sua origem, designavam coisas bem diferentes às que representam hoje: antes designavam um status, uma clase social, um setor, um papel. Hoje estas tatuagens transformaram-se num arte popular; a pessoa que carrega uma tatuagem tribal não tem porque estar associada a nenhuma condição, senão que a finalidade da maioria destas tatuagens é meramente estética. Já não é mais um símbolo de pertenencia exclusiva.
Esta mudança supós uma perda do significado da tatuagem, mais parecido a algo meramente decorativo do que simbólico. Mas falemos dos diferente stipos de tatuagens tribais, mais especificamente das quatro mais populares, para diferenciá-las e ver esse significado do qual eu falava.
Tribais Celtas:



tatuagem tribal
As tatuagens tribais celtas são das mais populares entre os tribais. Seu desenho consiste em varios nós ou fitas sem um ponto de começo ou final determinado. Associam-se justamente por isso ao ciclo de nascimento e morte, de não existir nem um principio nem um final. Estes tribais podem sugerir formas animais, mas sempre com lineas antrelaçadas muito carateristicas.
Tribais Maories:
tatuagem tribal
Os Maoris da Nova Zelânia usavam estes desenhos para designar prestigio e orgulho, além da passagem de um status social a outro.os desenhos são curvos mas mais geométricos (predominam as figuras triangulares e espirais).
Tribais Norteamericanos:
tatuagem tribal
As tribos da América do Norte também denotavam posições sociais nas suas tatuagens, tatuando diferentes armas nas suas peles, assim como deuses e simbolos. Podem-se distinguir as formas com maior nitidez (círculos, triângulos, líneas em sig-sag).
Tribais de Bornéu:
tatuagem tribal
O conceito do arte de tatuar é bem diferente nas tribos de Bornéu. Eles procuravam aproveitar a energia dos espiritos tatuando-se as suas imagens ou criaturas que eles representavam.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Não consigo acreditar que nas tribos onde estes tipos de tatuagens surgiram tenha-se perdido a sua verdadeira essência; mas sim posso acreditar que quando alguem extranho a elas escolhe fazer uma destas tatuagens tribais não pensa realmente no seu significado, sua essência, e que as escolhe unicamente por questões estéticas, ou talvez por modismo… mas, o importante é escolher uma tatuagem com a qual possamos nos sentir confortáveis, e esse é um conceito bastante subjetivo, e que acredito não debe ser profundamente discutido, em questões de gostos, cada um faz sua escolhaTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovado